Secretária Estado Ensino Básico e Secundário visita a EsproMinho

Na sequência da formalização de um convite para uma reunião de trabalho, ontem, dia 17 de janeiro de 2012, a EsproMinho recebeu a visita da Sra. Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Dra. Isabel Leite, acompanhada pela coordenadora do grupo de trabalho do Ministério da Educação e da Ciência, Prof.ª Ana Isabel Soares, pela Vogal Executiva do POPH, Dra. Alexandra Vilela. Ao longo da sessão de trabalho foram abordadas as temáticas de relevo para o objeto do grupo de trabalho, nomeadamente as que se relacionam com os cursos de dupla certificação, com especial destaque para o processo de seleção da oferta formativa; o perfil dos formandos que ingressam nos cursos de educação e nos cursos profissionais; as metodologias de seleção de formandos; taxas de conclusão de curso; taxas de abandono escolar; taxas de empregabilidade; relação da EsproMinho com o tecido social e empresarial envolvente; seleção e recrutamento de formadores; e importância dos apoios sociais concedidos aos formandos no prosseguimento da formação/estudos. Em representação da EsproMinho participaram na reunião o diretor pedagógico dos cursos de educação e formação de jovens e cursos profissionais, António Teixeira, a orientadora educativa, Fabíola Ponte, e o coordenador de cursos Larry Pires. Por estes foi reforçado o contributo que as escolas profissionais têm desenvolvido no processo de formação e de integração profissional e social dos jovens portugueses ao longo das últimas décadas. Destacaram o ótimo relacionamento que a EsproMinho tem com empresas e instituições do meio, permitindo a concretização de atividades integradoras e planos de formação em contexto de trabalho. Sublinharam, ainda, que o sucesso do processo formativo está relacionado com o desenvolvimento de uma formação fortemente voltada para o desenvolvimento de competências técnicas e práticas, ministrada por formadores oriundos do tecido empresarial, que emprestam as suas competências e conhecimentos à formação dos futuros profissionais. Ao grupo de trabalho foi, ainda, apresentado um conjunto de referências que representam constrangimentos com os quais se debatem as escolas profissionais, nomeadamente a dispersão da oferta formativa por operadores sem tradição ou vocação para este tipo de formação; as consequências financeiras que recaem sobre as escolas em caso de desistência ou abandono dos formandos; assim como, a conjuntura económica do país que prejudica a estabilidade das famílias e leva a que alguns jovens abandonem a escola. No final da reunião o diretor pedagógico manifestou a satisfação e o apreço da EsproMinho pela realização desta reunião de trabalho, vem como pela presença de tão ilustres personalidades. Saúda-se, portanto, a estratégia e reconhece-se o esforço dos decisores políticos que procuram a aproximação à realidade das escolas.

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