Atenção: Aviso de combates no Pólo de Viana do Castelo
(clique aqui para ver a imagem em tamanho real)
No dia 24 de Março, realizar-se-á uma demonstração de Body Combat, onde os alunos poderão aprender alguns movimentos que depois terão oportunidade de reproduzir.
O body combat é uma actividade que combina movimentos, socos, pontapés, joelhadas e deslocamentos derivados de várias actividades consideradas de autodefesa e artes marciais, como o karaté, o boxe, o kick boxing, entre outros.
A prática da modalidade tem diversos benefícios para a saúde física, mental e emocional dos seus praticantes os quais têm um impacto positivo ao nível do rendimento escolar dos jovens.
Ao nível mental e emocional, a prática de Body Combat reduz a ansiedade, a irritabilidade, os níveis de stress e possíveis estados de depressão; aumenta a auto-confiança, o auto-controlo e a capacidade de lidar com as emoções e tem um impacto positivo na auto-estima e na auto-imagem corporal.
Ao nível físico, podemos dizer que o Body Combat, entre outros aspectos tem um impacto positivo ao nível do funcionamento cardíaco e respiratório; facilita o início do sono, incrementando a sua qualidade; melhora a coordenação física; estimula o desenvolvimento dos dois hemisférios cerebrais, permitindo uma maior desenvoltura do hemisfério “dominado” e estimula o sistema nervoso central, libertando maiores quantidades de endorfinas que provocam sensações de relaxamento e bem-estar.
Todos os aspectos acima mencionados têm consequências positivas a nível académico, tais como: aumento da capacidade de raciocínio, da memória e da percepção; diminuição do absentismo; aumento do nível de concentração e atenção; maior tolerância perante os outros e as regras estabelecidas e prevenção e controlo de comportamentos de risco, tais como tabagismo, alcoolismo, toxicofilias, alimentação não saudável e violência.
Comentários