A ESPROMINHO NA BANDEIRA MAIS BELA DO MUNDO

Pólo de Viana do Castelo

No dia 20 de Maio, um grupo de jovens mulheres desta escola rumaram a Lisboa para participarem na formação da bandeira mais bela do mundo, iniciativa esta que visava o apoio à Selecção Nacional de Futebol no Mundial que ocorrerá no próximo mês de Junho. Esta iniciativa contou com o patrocínio do Banco BES e canal televisivo SIC, tal como o apoio do IPJ, Instituto Português da Juventude.
Pelas seis e quinze, numa manhã fria e chuvosa, reunimo-nos no parque frente ao Gil Eanes; a distribuição das mais de mil jovens do Concelho de Viana do Castelo pelos vinte e sete autocarros providenciados pelo IPJ foi, no mínimo, caótica. Felizmente, o grupo da Esprominho encontrava-se organizado e com meia hora de atraso foi dos primeiros grupos a partir rumo à capital.


Ao chegar aos acessos do Estádio Nacional – o Jamor – o motorista da nossa viatura deparou-se, como milhares de condutores de outras viaturas pesadas e ligeiras, com uma operação policial igualmente caótica e desorganizada. Ao contrário do que no fora dito, as viaturas providenciadas pelo IPJ não foram encaminhadas para um só parque de estacionamento e o processo de chegada e estacionamento foi moroso. O nosso autocarro foi o primeiro do conselho de Viana a chegar ao estádio, pelas doze horas. Foi-nos dito para nos mantermos próximas do autocarro no qual tínhamos viajado, dado que dali a quarenta e cinco minutos fornecer-nos-iam as refeições, que ficaram ao cargo do IPJ. A verdade é que aguardamos três horas e nada nos foi distribuído; tendo falado com outros grupos de outros distritos que tinham vindo por intermédio do IPJ, verificamos que existia uma confusão geral e que as refeições rapidamente se tinham esgotado. Constatamos, também que não existia informação nenhuma relativamente à entrada e disposição no estádio dos grupos levados pelo IPJ até a esta iniciativa e surgiu a confusão geral. Pelas quinze horas, sem ter almoçado e sem instalações sanitárias suficientes fora do estádio para responder às necessidades das mais de quinze mil mulheres presentes, o nosso grupo decidiu entrar no recinto sob pena de ficar excluído da actividade. Dentro de meia hora verificar-se ia o encerramento do acesso ao estádio, visto que o excesso de pessoas presentes iria prejudicar a segurança de todos. Enquanto entrávamos, actuou o grupo The Gift, galardoado pelos prémios MTV como melhor banda portuguesa, e, apareceu, por breves instantes, a Selecção; seguiram-se as actuações de Mafalda Arnauld e Sara Tavares entre animação variada e enquanto a bandeira ia sendo formada.
A própria formação da bandeira foi difícil de se realizar, dado que o número de pessoas a quererem participar excedeu todas as expectativas e mais de metade do nosso grupo não teve a oportunidade de o fazer. Foi um espectáculo digno de se ver e o momento alto foi a consumação da mesma, acompanhada pelo canto do hino nacional na bela voz fadista de Mariza.


Findo o espectáculo, todos os elementos do nosso grupo reuniram-se no autocarro e rumamos a casa; tivemos de fazer uma breve paragem de vinte minutos para podermos fazer uso das instalações sanitárias da área de serviço de Loures, tal como ingerir algo que seria uma mistura de almoço/ jantar e até mesmo pequeno-almoço/ almoço / jantar para algumas. Continuamos a nossa viagem e chegamos ao ponto de partida à meia-noite e dez, sendo, novamente, o primeiro autocarro à chegada.
Foi notável a coragem e paciência demonstradas pelas jovens desta escola, face às adversidades com as quais foram confrontadas naquilo que deveria ser a participação numa actividade lúdica e patriótica. Um bem-haja a elas todas!

Comentários

Mensagens populares