EsproMinho Defende Medida Vencedora Contra a Violência Doméstica
Pólo de Viana do Castelo
Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi a data escolhida para a realização da sessão distrital do hemiciclo sobre violência doméstica, que contou com a participação da EsproMinho - pólo de Viana do Castelo.
De manhã procedeu-se à apresentação das medidas de prevenção e combate à violância doméstica propostas pelas várias escolas participantes e a seguir os deputados e os suplentes, incluindo os dois deputados da EsproMinho Marlene Faria, André Loureiro e o suplente Joel Pereira, participaram na conciliação das medidas, originando duas medidas a serem debatidas de tarde.
Resumidamente a medida A, a qual foi defendida pelos deputados da EsproMinho, propunha o desenvolvimento desta temática no sistema de educação, o alargamento de locais de atendimento, bem como uma campanha de sensibilização tanto para vítimas como agressores, para recorrerem a estes serviços de apoio. A medida B propunha o alargamento do atendimento a mais instituições.
Depois de um longo debate em que cada deputado defendia a sua medida ou apresentava lacunas na medida concorrente, a medida A saiu vencedora e será agora defendida na sessão nacional a ter lugar na Assembleia da República pelos melhores deputados da sessão distrital.
O Hemiciclo contou ainda com a participação de vários representantes de entidades públicas como o Instituto Português da Juventude, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Governo Civil, Região de Turismo do ALto Minho e foi uma boa oportunidade de alerta para a Violência Doméstica que todos os dias é fonte de instabilidade social em todo o mundo, bem como reforçou desenvolvimento da consciência cívica dos participantes.
Comentários